Projeto da UFV é o primeiro contemplado na The Rufford Foundation

Publicado por Daniel Silva em

Projeto Funarbe UFV
Núcleo de Negócios e Parcerias da Funarbe comemora aprovação com Prof. Maria Augusta e mestranda Lívia Ferreira

O projeto “Atratividade e toxicidade da interação entre agroquímicos a abelhas silvestres: subsídios para a conservação de polinizadores” foi contemplado na fundação The Rufford Foundation, fundação de amparo britânica que apoia projetos em países em desenvolvimento na área de conservação da natureza.

O Brasil é o terceiro país com mais aprovações, somando um total de 350 projetos. Dentre eles, este é o primeiro projeto da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na fundação.

O trabalho de pesquisa foi idealizado pela Prof. Maria Augusta Siqueira, do Departamento de Biologia Animal e responsável pelo Laboratório de Abelhas e Vespas; e por sua orientanda, Lívia Ferreira, mestranda do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia.

O processo de identificação e submissão contou com a ajuda do Núcleo de Negócios e Parcerias da Funarbe (NNP), que auxilia pesquisadores e pesquisadoras na captação de recursos, adequação e formatação de proposta.

“A Funarbe foi fundamental para que isso acontecesse, para que esse projeto fosse aprovado pelo menos em duas etapas: na etapa de descobrir, de investigar, de fazer a prospecção da financiadora; e na etapa de submissão. Não sei se ia dar certo se não tivesse esse apoio, em corrigir coisa… foi muito bom. E agora ficamos até mais animadas para tentar de novo.”

diz Prof. Maria Augusta, em entrevista.

Este é um subsídio que financia futuros conservacionistas, o (a) estudante. E segundo a Prof. Maria Augusta, a Lívia foi ativa no processo de escrita e tradução do projeto.

Como o título sugere, a proposta da pesquisa visa desenvolver um  projeto ecotoxicológico inovador que forneça subsídios para o manejo do  uso de agroquímicos no Brasil, de forma a contribuir para a conservação de polinizadores silvestres.

O trabalho será realizado com abelhas sem ferrão (Apidae: Meliponini), devido ao aumento do uso de agroquímicos, uma das prováveis causas para o seu declínio populacional.

Para saber mais, veja o resumo completo na webpage da Rufford Foundation.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *