41 anos de Funarbe: celebramos a trajetória e impactos da Fundação em Viçosa e no Brasil

Publicado por Angelica em

No dia 17 de outubro, a Fundação Arthur Bernardes comemora 41 anos de existência. Desde nosso nascimento, em 1979, o propósito de ser uma instituição promotora da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil por meio das suas unidades de negócio — Projetos, Laticínio Escola e Supermercado Escola — se mantiveram firmes e fortes durante nossa jornada.

Nestes anos de Funarbe, sua trajetória não só trouxe desenvolvimento científico e tecnológico para o país, mas também impactou diversas pessoas de forma direta e indiretamente. Realizando sonhos de pesquisadores, estudantes, professores e comunidade de Viçosa, facilitando aulas, execução de projetos, oferecendo produtos de qualidade e empregos para a economia local.

Unidade projetos Funarbe
Unidade Projeto e Administração da Funarbe

O Superintendente Executivo da Funarbe, Milton Miler Viana Lourenço, avalia que a Fundação já evoluiu muito em todos os sentidos. Ela vem se profissionalizando a cada dia que passa, cumprindo sua missão de Apoio à UFV e sendo referência escola um suas Unidades. Suas instalações se modernizam cada vez mais, afirma ele, por exemplo com a inauguração da nova fábrica do Laticínio Escola e reformas de adequações e melhorias no Supermercado Escola.

Ele também destaca o foco em trabalhar uma cultura mais inovadora e um clima de trabalho mais leve, colocando os colaboradores no centro das decisões. “Dá muito orgulho presenciar o quanto os nossos produtos/serviços fazem parte do dia-a-dia dos nossos clientes, e o quanto a qualidade é norteadora em tudo que fazemos. Acredito que sempre podemos melhorar e tenho certeza que estamos no caminho certo, pois são as pessoas que promovem transformação nas organizações e é justamente esse o nosso foco. Com pessoas mais inovadoras, mais motivadas e engajadas há muito para conquistarmos.“, diz o Superintendente.

Milton tem 13 anos de colaboração na Funarbe, é formado em Administração com especialização em Controladoria e Finanças, e já passou por diversos setores da Fundação.

É até difícil descrever todos os impactos diretos e indiretos que a nossa Fundação provoca na vida das pessoas. Mas destaco principalmente os 330 empregos diretos e centenas de outros indiretos. Nossa contribuição na formação dos estudantes da UFV e demais faculdades, através de programas de estágio, aulas práticas, visitas técnicas, palestras, trabalhos acadêmicos, teses, etc; Contribuímos de forma significativa também com os produtores rurais da nossa região; cadeia logística e de suprimentos; fornecedores locais e regionais; entidades filantrópicas; projetos sociais, ambientais e esportivos; eventos acadêmicos, educacionais e de extensão; Além disso somos cruciais na execução dos mais diversos Projetos de Pesquisa a nível nacional e internacional.

fala Milton Miler Viana Lourenço, em entrevista.

Unidade Projetos e a pesquisa em movimento

Funarbe Equipe
Equipe da Unidade Projetos em 2019.

Diversos projetos já passaram pela Funarbe, de diferentes instituições. Todos eles trouxeram direta ou indiretamente benefícios para a sociedade. Desde o desenvolvimento de novos cultivares que aumentam a produtividade, são mais resistentes a pragas, e consequentemente, aumentam a oferta de alimentos para o país, à busca de cura ou tratamento para doenças como recentemente evidenciado pela pandemia.

O Gerente da Unidade de Projetos (Administração), José Cruz Reis Neto, relata que independente da área ou projeto, o resultado é para a sociedade. O foco são as pessoas. “Em 41 anos de existência a Funarbe vem fazendo com que as condições necessárias para realização de ensino, pesquisa e extensão, sejam mais justas. Todo investimento ou ação da Fundação é voltado para este fim.“, diz ele.

José tem pós graduação em Controladoria e Finanças e contribui com a Funarbe há 9 anos exercendo diversos cargos.

Permitir que os pesquisadores tenham acesso mais rápido aos insumos necessários para o desenvolvimento de suas pesquisas é o que fazemos. Além disso, a Funarbe investe diretamente em auxílio aos pesquisadores, técnicos e estudantes para que o desempenho das ICTs seja o melhor possível. Nos próximos anos, novas soluções serão lançadas pela Fundação, trazendo mais facilidade e rapidez aos pesquisadores, mas nada disso seria possível sem a contribuição de cada colaborador da Funarbe, de todas as áreas, de todas as unidades. 
Todos, sempre, estão preocupados com o sucesso da Fundação. Nossos colaboradores são a base de todo o desenvolvimento gerado pelas Instituições de Pesquisa que apoiamos, sem esta força de trabalho os resultados das pesquisas no país não seriam tão expressivos. Em um cenário de restrição de recursos como o que estamos vivendo, todo esforço representa muito.

diz José Cruz Reis Neto, em entrevista.

Supermercado Escola: da prateleira a sala de aula

Funarbe Supermercado Escola
Equipe do Supermercado Escola.

A Fundação impacta diretamente a vida de várias pessoas, na comunidade Viçosense e universitária. Somos pioneiros em vários projetos de sustentabilidade, redução de descarte de sacolas plásticas no ambiente, pioneiros no incentivo de uso de ecobags. Segundo a Renata Bressan Emidio Peres, Gerente Supermercado Escola, formada em Administração de empresas e especialista em Gestão Estratégica, o caráter Escola nos coloca como referência local para uso da estrutura em todos os projetos de pesquisa e extensão ou aulas práticas que somos solicitados, principalmente na área de ciências humanas e exatas, como as aulas práticas das áreas de alimentos e processos produtivos.

Renata nos conta que somando os 11 anos colaborando na Fundação em variadas funções, o maior impacto que sente na sua vida foi a sua construção como profissional, os valores profissionais que carrega de aperfeiçoamento continuo, a busca pela qualidade e excelência foram construídos e norteados pelos ensinamentos e diretrizes da Funarbe.

O momento de mais impacto pra mim foi a inauguração deste prédio atual do Supermercado, em 2003. Saímos de uma estrutura de armazém, posto de abastecimento, mercearia, e ganhamos capacidade de atendimento à comunidade, organização da área de venda, layoutização condizente com grandes supermercados na época, salas e escritórios mais organizados e estruturados, e conseguimos ter uma estrutura de atendimento a aulas teóricas e práticas, reforçando assim nossa missão Escola. Me sinto muito parte da construção do Supermercado, já que quando entrei ainda estávamos na estrutura física antiga, participei da obra de construção deste novo prédio, mudança de identidade visual e inclusão de vários setores. Nestes 41 anos, a Funarbe impactou a vida de vários colaboradores, que construíram suas famílias apoiadas no seu trabalho, impacto em vários estagiários que com a bagagem de experiências e autonomia quando exerciam a função, hoje possuem cargos de destaque em várias empresas, além de vários casos de empreendedorismo.

nos conta Renata Bressan Emidio Peres, em entrevista.

Laticínio Escola e o melhor doce de leite do Brasil

Equipe Laticinio Escola Funarbe
Arquivo Equipe Laticínio Escola.

Nossa querida Fundação completa mais um ano repleto de grandes
realizações e devemos isso à nossa história construída com muito trabalho e respeito. Estamos todos de parabéns e só temos a comemorar
“, diz Aristides Fialho Dias, Gerente Administrativo do Laticínio Escola, formado em Ciência e Tecnologia de Laticínios e especialista em Gestão Empresarial.

Nestes 18 anos na Fundação, Aristides relata que viveu muitos momentos marcantes, como as várias premiações concedidas aos produtos, em especial o doce de leite. E que, sem dúvida, o que mais lhe impactou foi a inauguração da nova unidade do Laticínio Escola, pois essa foi a concretização de um grande sonho, fruto de muito planejamento, desafios e trabalho em equipe.

Com o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Fundação tem um papel importante no desenvolvimento do nosso país. Foram inúmeras soluções tecnológicas, inovações e pesquisas desenvolvidas ou apoiadas nestes 41 anos. A unidade do Laticínio Escola tem um papel de destaque no desenvolvimento do setor lácteo do Brasil, com a promoção de inúmeros estágios, contribuindo com a formação dos estudantes, com o desenvolvimento de novos produtos, novas tecnologias e melhoria de processos em parceria com a UFV. A responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável, buscando o equilíbrio econômico, social e ambiental também são pontos de destaque na nossa história. No Laticínio Escola temos um programa de gestão ambiental com foco na conscientização da importância do uso racional dos recursos naturais, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. E também contribuímos anualmente com a formação acadêmica e geração de renda.

diz Aristides Fialho Dias, em entrevista.

O Luciano Duque Ladeira, Gerente Contábil e Financeiro do Centro de Serviços Compartilhado (CSC) da Funarbe, nos conta que mora em Viçosa há mais de 30 anos, e ainda que conhecesse um pouco da história da Fundação, só entendeu, de fato, sua dimensão depois que começou a colaborar e ter contato com todos os projetos que desenvolvemos em cada uma de nossas unidades.

O Bacharel em Ciências Contábeis pela UFV e Especialista em Controladoria e Finanças se dedica ao cargo por volta de 1 ano e meio, e segundo ele, o nome Fundação Arthur Bernardes remete imediatamente à ideia de produtos e serviços de qualidade, entregues com extrema preocupação com a satisfação do cliente final e sustentabilidade no processo. Além de trazer visibilidade para a cidade mineira, se dedicando em manter a imagem de confiança e credibilidade da Universidade Federal de Viçosa, ainda mais nestes momentos de mudanças e transformações em que é preciso acompanhar as inovações do mercado em todas as suas Unidades de Negócios.

Apesar do meu pouco histórico temporal, o momento que mais me impactou, desde que entrei na Funarbe, foi o início da pandemia do Coronavirus (meses de março e abril). Mesmo com todos os medos e incertezas quanto ao que estava acontecendo de fato, uma vez que as informações eram as piores possíveis, perceber em cada colaborador de nossas 3 unidades e do CSC (Centro de Serviços Compartilhado), a dedicação, a empatia com o próximo e a preocupação com a qualidade em cada entrega, me impactaram profundamente e me fizeram entender, ainda mais, o nível de comprometimento e busca pela excelência de nossa Fundação. Da preocupação com a infraestrutura e limpeza dos prédios, à incessante busca em manter todas as nossas unidades em pleno funcionamento contábil, financeiro e tecnológico, cada colaborador do CSC se mobilizou de uma forma tão especial, justamente em um momento tantas mudanças.

diz Luciano Duque Ladeira, em entrevista.
Foto equipe Funarbe
Foto arquivo pessoal da equipe de Contábil e Financeiro da Fundação.

Com muito orgulho celebramos tantos anos de existência e agradecemos a cada um que fez parte deste caminho. Graças ao trabalho, esforço e colaboração de todos que conseguimos contribuir para o desenvolvimento social e científico do país.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *