I CONECTA FUNARBE: Um momento de conexão com a Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado por Alan Souza em

No dia 07 de julho aconteceu a primeira edição do CONECTA FUNARBE. Com o intuito de celebrar a Semana Nacional da Ciência, o evento digital teve como principal tema a discussão sobre “Alternativas de Captação de Recursos para Ciência, Pesquisa e Inovação.”

O evento teve apoio da Universidade Federal de Viçosa, Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/UFV e da SUSTENTEC e se baseou no compartilhamento de experiências com especialistas no assunto.

O primeiro assunto discutido foi Transferências de Tecnologias: Licenciamento e Royalties com a professora titular aposentada da Universidade Federal de Viçosa, Elza Fernandes Araújo. A professora destacou a importância do evento uma vez que se está discutindo a projeção das Instituições de Ciência e Tecnologia no ambiente externo e como as parcerias público-privadas devem ser realizadas com segurança jurídica das leis de inovação.

Elza ainda enfatizou durante sua apresentação que a UFV é privilegiada pois tem um Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT consolidado e uma fundação de apoio como a Funarbe que possui reconhecimento de toda a comunidade científica, não só da UFV, mas em inúmeras outras instituições de pesquisa.

“A UFV tem um ambiente propício para buscarmos parcerias para construirmos, promovermos e contribuirmos do ponto de vista tecnológico da inovação do nosso país. Eu falo isso pois temos uma comunidade científica na UFV que é muito atuante, competente e faz muita inovação científica”, completa.

Elza Fernandes Araújo

Em seguida, Renata Fonseca, Gestora da Assessoria e Conformidade da SUSTENTEC foi a responsável por trazer a discussão sobre Leis de Incentivo como fontes alternativas: Lei de Informática e seu potencial para Captação de Recursos. Durante a sua fala, Renata destacou a atuação como intermediária na captação de recursos de empresas para ICTs, sobretudo na adequação quanto à elegibilidade, conformidade e prestação de contas.  De acordo com a assessora, o principal objetivo da SUSTENTEC é “mais do que captar recursos é formar parcerias que vão virar projetos perenes”, afirmou.

Em um terceiro momento, a Assessora Técnica de Propriedade Intelectual do NIT/UFV Flávia Alves debateu sobre a Participação Societária de Pesquisadores/Professores em Empresas. Flávia teve sua fala direcionada a importância das parcerias com empresas e destacou que é necessário que haja muita interação e integração entre universidades e empresas para que aconteça a inovação tecnológica.

A representante do NIT/UFV também reforçou que em geral a taxa de inovação nas empresas é baixa, ao contrário do que acontece nas ICTs. De acordo com ela, isso ocorre pois, de um lado as empresas têm receio do risco do prejuízo e pouca mão de obra qualificada e, do outro, as universidades que detém grande parte do conhecimento inovador mas não possui meios de levar a tecnologia em grande escala ao mercado. “Dessa forma, empresas podem alavancar a inovação com o conhecimento gerado em ICTs”, completa.

O evento inédito foi organizado pela equipe de prospecção do Núcleo de Negócios e Parcerias (NNP) da Funarbe, em colaboração com o Núcleo de Desenvolvimento Humano e Processos (NDHP). Alan Thiago de Souza,  Head de Inovação e Processos do NDHP,  afirmou que

“O I CONECTA FUNARBE foi mais um marco da Fundação em prol da disseminação de conhecimento prático para a comunidade acadêmica. Com temas relevantes e pouco explorados, conseguimos conectar especialistas de diversas áreas à participantes de instituições de renome do país, professores e pesquisadores, criando um ambiente de troca de experiências, estímulo ao aprendizado, ampliação de oportunidades na ciência, tecnologia e inovação, e já estamos ansiosos pelas próximas edições”.

Alan Souza | Head de Inovação e Processos da Funarbe

A primeira edição do Conecta Funarbe foi um sucesso e contou com a participação de diversos profissionais dos setores privado e público, incluindo pesquisadores, professores, assessores e técnicos.

Perdeu a oportunidade de participar deste momento? Confira na íntegra pelo nosso canal no Youtube e aproveite para acompanhar as novidades:

Para saber mais sobre projetos e próximos eventos da Funarbe, visite nosso site. https://funarbe.org.br/pt/

Acesse assuntos relacionados:


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *